Tempo de leitura: 2 minutos
O ideal seria ostentar um sorriso natural e saudável durante a vida inteira, mas nem sempre isso é possível. Devido a inúmeras circunstâncias, existem pessoas que precisam recorrer às próteses dentárias para terem mais qualidade de vida, autoestima e segurança.
Existem duas modalidades de próteses dentárias: removíveis e fixas. No primeiro caso, o paciente pode retirá-las para a higienização e para dormir, já no segundo caso, a prótese é adaptada em dentes com boa estrutura, vizinhos às falhas dentárias, ou também em implantes de metais.
Ambas as modalidades de próteses podem ser parciais ou totais, cobrindo um ou todos os dentes faltantes. Elas melhoram não só a aparência do paciente como resgatam a função dos dentes, ajudando na fala e na mastigação dos alimentos. A indicação do tipo de prótese deve ser feita pelo cirurgião-dentista após uma avaliação do caso. Veja quais são os principais tipos:
– Prótese total removível: a popular “dentadura”. É indicada para pacientes que perderam todos os dentes. A estrutura conta com dentes de acrílico feitos de acordo com a cor, o formato e o tamanho dos dentes naturais da pessoa.
– Prótese parcial removível: é indicada quando o paciente possui um bom número de dentes remanescentes, não sendo necessária a extração dos mesmos. Ela é adaptada por meio de conectores, grampos e selas que fazem com que ela se mantenha ajustada mesmo com a movimentação natural da boca. Este tipo de prótese possui um desenho específico com base nas necessidades do paciente. São feitas com ligas de cobalto e cromo.
– Coroas ou pontes: são unitárias e fixas, geralmente utilizadas quando um dente é destruído pelo agravamento de uma cárie. Antes de sua instalação, o cirurgião-dentista realiza, muitas vezes, o tratamento de canal para depois cimentar a prótese no dente vizinho. Os dentes remanescentes são utilizados como pilares para a colocação da mesma.
– Prótese flexível: é uma alternativa para as próteses removíveis, uma vez que são feitas em resina flexível e sem a necessidade de grampos para a fixação. São recomendadas, por exemplo, para idosos em casos de reabilitação.
– Implante dentário: são pinos metálicos instalados cirurgicamente, diretamente sobre o osso maxilar. A coroa do implante pode ser feita em cerâmica ou acrílico, dando aspecto natural aos dentes artificiais.
Atenção:
Os cuidados com as próteses devem ser redobrados! A higienização deve ser feita com escovas especiais destinadas à limpeza de próteses, além da utilização de um passa-fio, que auxilia o uso do fio dental. O paciente deve realizar visitas regulares ao dentista.