Tempo de leitura: 1 minuto
A infância é uma fase de descobertas e novidades não só para as próprias crianças, mas para os pais de primeira viagem também. Uma das dúvidas neste momento é quanto à formação dos primeiros dentes. Em média, os primeiros dentes, também chamados “de leite”, aparecem entre 6 e 8 meses de vida, e continuam “nascendo” até os 2 ou 3 anos de idade. Já os dentes permanentes começam a surgir a partir dos 6 anos.
Se tem algo que pode ajudar na formação e no fortalecimento destes dentes é a alimentação da criança. O leite e seus derivados, além das verduras de cor verde escura, são sempre recomendados para quem quer que os dentes sejam bonitos e saudáveis. Esses alimentos são ricos em cálcio, nutriente fundamental para a formação dos dentes, já que a carência deste nutriente pode afetar a formação do esmalte. Crianças com quadro de desnutrição e baixa absorção de vitaminas A, D, cálcio e fosfato poderão apresentar má-formação da coroa dos dentes permanentes.
É importante ressaltar, também, que os pais devem levar o filho ao dentista logo quando os primeiros dentinhos nascerem. A partir daí, é bom fazer consultas regulares a cada seis meses para acompanhar o nascimento e já introduzir cuidados com a higienização bucal para minimizar a ocorrência de problemas como a cárie, por exemplo.