Tempo de leitura: 2 minutos
Muita gente associa a maçã com a higiene bucal, só que na verdade, a fruta não substitui por completo a escovação dos dentes, mas pode ser uma boa aliada. A maçã faz parte do grupo formado por alimentos “detergentes”, ou seja, aqueles que ajudam a eliminar parte dos resíduos e da placa bacteriana em formação na superfície do dente durante a mastigação, prevenindo problemas de saúde como gengivite, mau hálito e cáries.
A limpeza ocorre de forma mecânica devido ao atrito deste alimento com os dentes, tendo relação com o alto teor de fibras ou à consistência endurecida que possui. Além da maçã, são considerados alimentos “detergentes” frutas como a pera, o kiwi e a melancia, legumes como a cenoura e o pepino, e verduras como a acelga.
Por que mastigar este tipo de alimento durante as refeições? Eles possuem propriedades que aumentam a produção de saliva, elevando o pH da boca e diminuindo a acidez, impactando na redução de bactérias.
É sempre importante ingerir este tipo de alimento não apenas para a saúde dos dentes, mas de todo o organismo de modo geral. Uma alimentação adequada e balanceada ajuda a prevenir muitos problemas sérios, como a desnutrição, obesidade e doenças crônicas. Mesmo com todas estas vantagens, não se deve abrir mão da escovação e do fio dental. Ao final de cada refeição, mesmo após comer uma maçã, a boca deve ser higienizada da forma tradicional.
Atenção para alimentos cítricos!
Nem todos os alimentos são amigos da nossa saúde bucal. Ao ingerir frutas ácidas, por exemplo, a escovação imediata requer cautela. Isto porque o ácido presente nestes alimentos pode causar erosão na superfície dos dentes, desgastando o esmalte e deixando eles mais suscetíveis à sensibilidade e até ao surgimento de um processo carioso. Após ingerir alimentos ácidos, deve-se aguardar cerca de 30 minutos para realizar a higienização. Antes desse tempo, a escovação pode ajudar a espalhar a substância na arcada.
Alimentos tidos como “grudentos”, como balas e doces, que por si só grudam com mais facilidade nos dentes, também devem ser consumidos com moderação. Além de não ajudarem a limpar os dentes, por não deslizarem sobre as superfícies devido a sua consistência, possuem quantidades elevadas de açúcares, que contribuem para outros problemas, inclusive, a cárie.