Tempo de leitura: 3 minutos
Outubro é considerado o mês dos cirurgiões-dentistas, pois começa e termina com duas datas comemorativas: o Dia Mundial do Dentista, no dia 3, e o Dia do Dentista Brasileiro, no dia 25. Por mais que o cirurgião-dentista saia da faculdade habilitado para realizar todos os tipos de procedimentos – atuando como clínico-geral – é interessante o profissional buscar uma área na qual se identifica mais para atuar como especialista.
Ao se especializar em uma área, o profissional acaba ampliando o seu leque de atuação, passando a ter mais recursos e conhecimento para resolver casos mais complicados. Geralmente, o encaminhamento do paciente para um especialista ocorre a partir de uma consulta com um clínico-geral. É ele quem realiza o diagnóstico preliminar do problema e, dependendo da gravidade, faz a indicação de colegas e de clínicas que oferecem o serviço ou que são referências no assunto.
O tratamento odontológico assistido por um especialista é sinônimo de economia de tempo e dinheiro.
Conheça as 10 especialidades mais procuradas na odontologia
Atualmente, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconhece 24 especializações e seis práticas integrativas e complementares à saúde. O profissional pode se especializar em quantas quiser, entretanto, para divulgação profissional, segundo o CFO, ele deve anunciar apenas duas especialidades, que devem ser devidamente registradas no Conselho Regional de Odontologia (CRO) onde está vinculado. Segundo levantamento feito pelo órgão 2013, as dez especialidades odontológicas mais comuns no Brasil são:
#1 ORTODONTIA
Atua na correção do posicionamento dos dentes, reestabelecendo a correta articulação entre as arcadas dentais por meio de aparelhos corretivos fixos ou móveis.
#2 ENDODONTIA
É voltada para o tratamento de canais. O cirurgião-dentista realiza o diagnóstico e o tratamento de problemas que afetam a polpa dentária e os canais radiculares.
#3 PRÓTESE DENTÁRIA
Cuida da recuperação das coroas dentais e da reparação de espaços decorrentes de extrações. Atua na confecção de coroas, próteses dentárias fixas, removíveis ou próteses totais e de próteses sobre implantes.
#4 PERIODONTIA
Atua no que está em torno do dente, bem como gengivas, ossos e ligamento periodontal. Trata das doenças da gengiva e das estruturas que dão suporte, nutrição e sensibilidade ao dente.
#5 IMPLANTODONTIA
Especialidade que atua na restauração de dentes perdidos, envolvendo a implantação de raízes artificiais e dentes protéticos.
#6 ODONTOPEDIATRIA
Visa a prevenção, manutenção e reabilitação da saúde bucal da criança.
#7 DENTÍSTICA
Tem como foco a estética, a devolução da função mastigatória e a reabilitação de dentes comprometidos por cáries, fraturas ou estragados por fenômenos como abrasão e erosão. É a área da odontologia que atua na área da cosmética, estética e restauração dental. O profissional pode realizar procedimentos como o clareamento dental, uso de resinas diretas, peeling gengival, facetas e restaurações estéticas.
#8 RADIOLOGIA ODONTOLOGICA E IMAGINOLOGIA
Visa aplicar a radiografia e outros exames por imagem, tendo como objetivo melhorar o diagnóstico, acompanhamento e documentação de toda a estrutura bucal do paciente.
#9 CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCO-MAXILO-FACIAIS
Atua no tratamento de fraturas e lesões em maxilares, mandíbulas e dentes.
#10 SAÚDE COLETIVA E DA FAMÍLIA
Realiza estudos sobre os fenômenos que interferem na saúde bucal coletiva, a partir de análises, organização, planejamento, execução e avaliação de serviços, projetos ou programas de saúde bucal, dirigidos a grupos populacionais, que enfatizam a prevenção de doenças.
Habilidades complementares
Além das especializações, o cirurgião-dentista pode exercer outras habilidades, que de acordo com a Resolução 82/2008 do CFO, são reconhecidas como complementares a atividade profissional da odontologia. Ou seja, úteis ao exercício da profissão. São elas: acupuntura, fitoterapia, terapia floral, hipnose, homeopatia e laserterapia.