Tempo de leitura: 4 minutos
Em alguma fase da vida, todos nós tivemos feridas na boca, nos lábios ou na língua, que causaram quadros de desconforto, dor, inchaços e até manchas. Estas lesões podem ser aftas, herpes simples, leucoplasia ou mesmo candidíase, popularmente conhecida como “sapinho”, e são mais comuns do que se imagina. Estima-se que um terço da população mundial conviva com este tipo de problema.
As irritações e as inflamações bucais causadas pelas lesões podem ser muito dolorosas e interferir na fala e na mastigação. Mesmo que em primeiro momento não seja grave, qualquer ferida que persista por mais de uma semana deve ser examinada por um cirurgião-dentista. Em alguns casos, o profissional pode solicitar uma biópsia para detectar sua causa. Isto é importante para identificar se existem doenças mais sérias, como o câncer e até mesmo a AIDS.
A seguir, conheça as principais características destas lesões e saiba como proceder. Lembre-se de consultar seu dentista para que ele possa indicar o tratamento adequado para cada quadro.
Aprenda a identificar:
Aftas e herpes
As aftas nada mais são do que inflamações brancas pequenas cercadas por uma área avermelhada que podem surgir e sumir de maneira recorrente. Elas não são contagiosas, embora sejam confundidas com o herpes, que é causado por um vírus. As aftas surgem dentro da boca, principalmente na mucosa. Já o herpes aparece no lado de fora da boca, como no canto dos lábios. As aftas podem sumir e reaparecer agrupadas ou isoladas e ainda ter formatos que variam do pequeno ao grande.
Não há uma causa específica para o surgimento das aftas, mas pesquisas apontam que elas podem estar ligadas a problemas do sistema imunológico, a bactérias ou a vírus. Estresse, traumas, alergias, cigarro, deficiências de ferro ou vitaminas e tendências genéticas também fazem de uma pessoa ser mais susceptível às aftas.
O herpes simples, ou herpes labial, pode ser identificado a partir de grupos de bolhas dolorosas que aparecem ao redor dos lábios, debaixo do nariz e até ao redor do queixo. As bolhas são causadas por um tipo de vírus e são altamente contagiosas. Se a pessoa for infectada, o vírus permanece no corpo e causa o problema de tempos em tempos. Entretanto, existem organismos nos quais o vírus permanece inativo. O herpes também pode se manifestar em momentos de instabilidade emocional, exposição ao sol, alergias ou febre.
Leucoplasia e candidíase
A leucoplasia possui aparência esbranquiçada e geralmente surge no lado interno da bochecha, na gengiva ou na língua. Ela pode estar associada ao uso de tabaco, próteses mal ajustadas, dentes quebrados e mordidas na bochecha. Cerca de 5% dos casos de leucoplasia podem sinalizar câncer, logo, é importante realizar uma biópsia.
Já a candidíase, popularmente conhecida como sapinho, é uma infecção causada pelo fungo candida albicans. Pode ser identificada pela cor branca, amarelada ou avermelhada nas superfícies úmidas da boca, causando uma leve dor. Ela é comum em pessoas que usam dentaduras, em recém-nascidos e em pacientes que tiveram alterações em seu sistema imunológico. Também são susceptíveis ao sapinho pessoas que se queixam de boca seca e que realizaram tratamento com antibióticos.
Como tratar?
Aftas: aplicação de pomadas analgésicas, além de enxaguantes bucais para reduzir a irritação. As aftas duram de sete a dez dias.
Herpes simples: não existe cura, mas anestésicos tópicos colaboram para um alívio temporário. As bolhas, geralmente, desaparecem em sete dias.
Leucoplasia: o tratamento começa a partir da retirada da causa do problema, como o tabaco e próteses mal ajustadas, por exemplo. Dependendo do tipo, local e tamanho da lesão, a mesma deve ser acompanhada por meio de exames, a serem realizados em intervalos de três a seis meses.
Candidíase: deve ser tratada a partir do controle das causas, como limpeza e retirada das próteses dentárias antes de dormir; manter a boca mais úmida; e realizar uma boa higiene bucal.
Importante lembrar que o acompanhamento de qualquer tipo das lesões acima relatadas, por um cirurgião-dentista, é fundamental e o mais indicado.
Cuide da sua saúde de forma consciente e responsável!