Tempo de leitura: 1 minuto
Depois do almoço ou do jantar, não tem jeito. Dá aquela vontade de comer aquele docinho como sobremesa. É praticamente irresistível, não é mesmo? Mas na hora daquela primeira mordida no tão sonhado brigadeiro, vem o problema: uma dorzinha chata nos dentes. Por que será que isso acontece? É algum problema sério?
Bem, vamos lá: a dor que você sente após a ingestão de doces geralmente está associada à sensibilidade dos dentes, que pode ter sido causada por problemas na gengiva, como uma retração, por exemplo; fratura ou desadaptação de alguma restauração. É comum, também, pessoas sentirem essa dor ao ingerirem bebidas muito geladas ou muito quentes. Isso ocorre porque em muitos dos casos citados acima, a dentina, parte sensível do dente, encontra-se exposta, sem a proteção natural devida.
Alguns tratamentos paliativos, como uso de cremes dentais específicos podem ajudar na diminuição desse sintoma indesejável, pois são capazes de obliterar os túbulos dentinários expostos, diminuindo a sensibilidade dolorosa, funcionando apenas como uma solução temporária.
A dor no dente também pode ser sinal de cárie. Por isso, se a dor persistir, o melhor a fazer é procurar um cirurgião-dentista. Só ele vai poder fazer o diagnóstico preciso e indicar o tratamento da causa do problema. Também vale a dica de sempre: nunca descuide da higiene bucal. Mantenha os dentes escovados e use o fio dental após as refeições, o que ajuda a prevenir o surgimento de algum problema.