Tempo de leitura: 1 minuto
Dentes desgastados e sensíveis podem ser sinais claros que de alguma coisa na sua boca não anda bem. Se esses fatores estiverem associados a dores de cabeça, nos ouvidos e na mandíbula, você pode estar com bruxismo, uma disfunção caracterizada pelo ranger ou apertar dos dentes, principalmente durante o sono. O nome pode assustar, mas saiba que o tratamento está longe de qualquer feitiço. Dependendo do caso, o bruxismo tem cura.
O primeiro passo é entender o que está causando a disfunção no paciente. É importante lembrar que existem vários fatores que desencadeiam este quadro. Entre os mais comuns estão o estresse e a ansiedade; a má oclusão nas arcadas dentárias, tanto superiores como inferiores; problemas do sono como a apneia; e o refluxo.
Entretanto, o bruxismo pode ocorrer em resposta a medicamentos psiquiátricos, principalmente alguns antidepressivos, ou indicar complicações de doenças como a de Huntington ou a de Parkinson.
Ao iniciar o tratamento, o cirurgião-dentista busca diminuir a dor e evitar mais danos aos dentes do paciente. Um dos métodos indicados é utilizar uma placa própria para bruxismo durante a noite, que ajuda o paciente a destravar a mandíbula. Existem modelos que se encaixam nos dentes superiores e outras nos dentes inferiores, mantendo a mandíbula em uma posição mais relaxada.
É muito importante lembrar que o diagnóstico e o plano de tratamento devem ser realizados por um cirurgião-dentista capacitado, pois nem sempre a placa é a alternativa indicada. Procure um profissional em quem você confie para analisar o seu caso.