Tempo de leitura: 1 minuto
A avulsão dentária é um problema que pode atingir qualquer pessoa em algum momento da vida. A avulsão é o deslocamento do dente, por inteiro, para fora do alvéolo dentário e é provocada por fatores externos como acidentes de carro ou de moto, quedas bruscas, como tombos de bicicleta por exemplo, muito comum em crianças.
A pessoa que presenciar este tipo de ocorrência deve saber que o atendimento odontológico precisa ser feito de forma imediata. Esta agilidade faz aumentar as chances de sucesso do reimplante dentário. Para isso, deve-se manter o dente avulsionado em um recipiente que contenha alguma substância líquida, como saliva, soro fisiológico ou leite. Ao armazenar este dente em local úmido, é possível manter a vitalidade do ligamento periodontal do mesmo e evitar algumas sequelas, que podem trazer prejuízos à pessoa acidentada.
A avulsão dentária, se não solucionada, pode afetar a aparência, a fala e a posição dos dentes na boca, gerando problemas físicos, sociais e até psicológicos. Por isso é importante ter conhecimento destes procedimentos e procurar, sempre que possível, um cirurgião-dentista capacitado e apto para realizar o atendimento de forma rápida e eficaz.