Tempo de leitura: 2 minutos
Bulimia, anorexia e compulsão alimentar são distúrbios alimentares que podem provocar uma série de problemas à saúde física e mental de uma pessoa. Devido à busca incessante pelo chamado “corpo perfeito”, adolescentes e adultos acabam desenvolvendo algum desses transtornos, que em casos mais graves, pode levar à morte. Esses distúrbios são doenças que exigem acompanhamento médico, psicológico e até odontológico, já que alguns sinais podem ser detectados na boca.
O cirurgião-dentista costuma ser o primeiro profissional a entrar em contato com indícios de que aquela pessoa está desenvolvendo algum transtorno alimentar. Alguns estudos indicam que quase 90% dos pacientes apresentam danos na boca e nos dentes. Vale lembrar que a bulimia, a anorexia e a compulsão alimentar são doenças silenciosas e nem sempre a família percebe facilmente.
Só para diferenciá-las, a bulimia é aquele desejo de comer incontrolavelmente, seguido por vômitos induzidos para tentar eliminar o alimento ingerido. Já a anorexia é caracterizada pelo medo de engordar, mesmo quando as pessoas estão abaixo do peso. Assim, é evitada ao máximo a ingestão de alimentos. A compulsão alimentar, por outro lado, é o ato de comer de forma impulsiva por muito tempo, gerando excesso de peso.
Nos três casos, os pacientes podem apresentar sinais bem específicos, como boca e lábios secos, aumento das glândulas salivares, erosão e sensibilidade nos dentes.
O cirurgião-dentista pode, ao identificar os sintomas, encaminhar a pessoa para um tratamento mais direcionado, bem como um médico e um psicólogo. Além disso, ele também consegue aliviar os sintomas bucais e dentários a partir de orientações sobre higiene correta, alternativas para o tratamento de lábios e boca e seca e para a perda do esmalte dental, que é afetado pela presença dos ácidos estomacais a partir do excesso de vômito.
Pacientes que ainda não procuraram ajuda especializada muitas vezes encontram, no cirurgião-dentista, o primeiro passo em busca do controle e, consequentemente, da cura.
Conheça outros sinais corpóreos que ajudam a identificar a presença de algum distúrbio alimentar:
- Perda de peso;
- Queda de cabelos;
- Baixa temperatura corporal;
- Ausência ou irregularidade do ciclo menstrual nas mulheres;
- Problemas cardíacos e insuficiência renal.
É importante saber, ainda, que a forma na qual os distúrbios alimentares afetam a boca é secundária em relação ao que eles provocam no corpo. Pacientes que procuram tratamento odontológico em função de danos e sensibilidade nos dentes serão avaliados não só por questões bucais, mas por problemas com o seu bem-estar em geral. Assim, a consulta se torna o primeiro passo para um tratamento multidisciplinar.