Tempo de leitura: 2 minutos
Janeiro, o mês preferido das crianças, está se aproximando. Esta paixão toda se dá pelo começo das férias escolares, que junto com o verão, é um período em que não faltam atividades e muitas brincadeiras. Seja na praia, na piscina ou no quintal de casa, os pequenos aproveitam cada hora do dia com muita energia e disposição.
Muitas vezes é difícil manter a criança quieta, tamanha a vontade dela de aproveitar as férias. Até aí, nenhum problema. Férias são pra isso mesmo. O alerta para os pais fica apenas quanto a possíveis acidentes que podem ocorrer neste período. A parte mais afetada do corpo, nestes casos, são os dentes.
Uma queda, um tombo de bicicleta ou um escorregão podem nem ser tão perigosos, mas dependendo de como esses tombos acontecem, os dentes podem sofrer algum tipo de dano. O mais comum é uma avulsão. A avulsão é o deslocamento do dente, por inteiro, para fora do alvéolo dentário e é provocada por fatores externos como os exemplos citados anteriormente, que acontecem muito comumente com as crianças.
A avulsão também pode ocorrer em acidentes de carro ou de moto e até na prática de esportes – outro fator de risco potencializado pelo verão, quando mais pessoas estão na rua se exercitando ao ar livre, ou decidem, como uma resolução de ano novo, começar alguma atividade física nova, principalmente alguma arte marcial.
O principal cuidado que a pessoa precisa ter, ao presenciar uma avulsão dentária, é ter em mente que o atendimento odontológico precisa ser feito de forma imediata. A agilidade faz toda a diferença no tratamento, aumentando as chances de sucesso do reimplante dentário.
Para isso, deve-se manter o dente em um recipiente que contenha alguma substância líquida, como saliva, soro fisiológico ou leite. Ao armazenar este dente em local úmido, é possível manter a vitalidade do ligamento periodontal e evitar algumas sequelas, que podem trazer prejuízos à pessoa acidentada.
Sem esses cuidados, o procedimento de reimplante pode não dar certo. O paciente, nesses casos, pode ter problemas com a aparência, a fala e a posição dos dentes na boca. Por isso é importante ter conhecimento destes procedimentos e procurar, sempre que possível, um cirurgião-dentista capacitado e apto para realizar o atendimento de forma rápida e eficaz.