Tempo de leitura: 1 minuto
A gengiva avermelhada e irritada pode ser sintoma de vários problemas bucais, dentre eles a gengivite. A gengivite nada mais é do que uma inflamação que atinge a gengiva, deixando-a mais vermelha próxima da base dos dentes. Se não tratada de maneira adequada, ela pode evoluir e atingir o osso que sustenta os dentes, deixando-os com mobilidade. Em casos mais graves, a extração do dente precisará ser indicada.
A principal dúvida das pessoas é: como saber se eu tenho uma gengivite? Note se você apresenta gengiva vermelha, inchada ou flácida; sangramentos durante a escovação ou o uso do fio dental; algum tipo de secreção ao redor dos dentes, mau hálito constante ou gosto ruim na boca. Qualquer um destes sintomas pode indicar o aparecimento de uma gengivite. Para tratá-la de forma correta, busque imediatamente um cirurgião-dentista.
A grande causadora da gengivite é a placa bacteriana, mais uma vez, decorrente da falta de higiene feita por meio da escova de dente e do fio dental. Há duas maneiras de se prevenir a gengivite: escovação e uso diário do fio dental e visitas regulares ao cirurgião-dentista para a realização da limpeza e profilaxia em consultório. Com este procedimento é possível retirar o tártaro, que é a placa bacteriana endurecida. Lembre-se que, se a inflamação for detectada no seu estágio inicial, a gengivite tem cura. A saúde da sua boca reflete diretamente na sua saúde geral.