Tempo de leitura: 2 minutos
O mau hálito, ou halitose, é um problema que atinge cerca de 50 milhões de brasileiros conforme dados da Associação Brasileira de Halitose (ABHA). Além do mal estar, a halitose ainda influencia na socialização do indivíduo, que muitas vezes evita o contato com outras pessoas por se sentir constrangido pelo odor que exala de sua boca. A boa notícia é que existe solução para acabar de vez com este desconforto. Mas antes, é preciso investigar quais fatores estão favorecendo esta situação.
As causas mais comuns da halitose são: placa bacteriana, falta de higienização e problemas periodontais. O odor desagradável ocorre devido ao acúmulo desse material. Pesquisas apontam que o local responsável pelo mau hálito é a área posterior da língua, ou seja, no fundo da cavidade oral. A explicação se dá por ser uma região que recebe pouco fluxo de saliva e contém grande número de pequenas criptas, nas quais as bactérias se alojam para digerir os restos alimentares retidos.
A halitose ligada às doenças periodontais, como a gengivite, é provocada pela falta de higiene correta da boca e dos dentes. Entretanto, o mau hálito também pode ter relação com problemas gástricos, como o refluxo. Além do dentista, neste caso, é importante procurar um médico gastroenterologista.
É importante destacar que a halitose não é uma doença, porém, um sintoma sinalizando que algo não está bem no organismo. Assim, informar à pessoa que seu hálito está alterado não é uma gafe, mas um alerta para que ela busque ajuda para combater o problema.
Como se livrar do mau hálito?
– Beba, pelo menos, dois litros de água por dia para manter a cavidade oral sempre úmida;
– Evite jejuns prolongados. Ficar muitas horas sem comer favorece o surgimento da halitose;
– Higienize a boca por completo, fazendo uma boa escovação dos dentes e da região posterior da língua;
– Verifique se os níveis de glicemia estão dentro da normalidade;
– Procure checar, com o médico, como andam o funcionamento do estômago, rins e intestinos;
– Gomas de mascar e balas trazem soluções pontuais por estimularem a salivação. Logo, utilize-as com moderação e dê preferência às versões sem açúcar.