Tempo de leitura: 2 minutos
Entre os tratamentos protéticos voltados para a estética estão as lentes de contato dentais, que são facetas de porcelana ultrafinas aplicadas sobre a superfície do dente para melhorar a sua forma e corrigir algumas imperfeições. Elas ganham este nome devido à espessura bem fina (0,3 mm) e transparente, semelhante a uma lente de contato ocular. Trata-se de um processo menos invasivo, que para a sua utilização, tem-se um desgaste mínimo do dente.
É um procedimento que dependerá da avaliação de um cirurgião-dentista. Em casos de má posição dentária, por exemplo, pode ser necessário um tratamento ortodôntico prévio para alinhar o dente corretamente na arcada. A aplicação das lentes de contato é recomendada em pacientes que estejam fora da idade de crescimento, ou seja, a partir dos 18 anos.
Indicações para o uso das lentes de contato dentais:
- Dentes conóides, aqueles dentes pequenos quando comparados aos normais e possuem uma forma de cone;
- Fechamento de diastemas, espaços entre um dente e outro;
- Pequenas correções na posição dos dentes na arcada, como dentes lingualizados, por exemplo, que estão posicionados “para trás” dos demais;
- Após processos de clareamento quando não se obtém o tom desejado;
- Preenchimento de dentes de leite em adultos, igualando o tamanho dele aos demais na arcada.
Contraindicações para o uso das lentes:
- Dentes vestibularizados, aqueles que estão posicionados à frente dos demais;
- Dentes com pigmentação muito intensa;
- Pacientes que possuem a “mordida de topo”, ou seja, quando a borda cortante das arcadas superior e inferior se ocluem, podendo ter risco maior de fratura. A mordida convencional ocorre quando os dentes inferiores ficam atrás dos dentes superiores.
Durabilidade:
As lentes de contato dentais podem durar, em média, dez anos. Se aplicadas em superfície dental regular, lisa e com boa estrutura, sua durabilidade pode ser maior. Em áreas cortantes – incisivas – é necessário um cuidado maior em relação a hábitos nocivos, como morder a tampa de canetas e alimentos duros, por exemplo. Vale destacar que o paciente precisa realizar acompanhamento periódico em consultório.
Planejamento
Quando se tem o desejo de utilizar as lentes, planejamento é fundamental. Existe hoje uma técnica chamada “planejamento digital do sorriso”, que auxilia na escolha certa do tamanho e da forma dos novos dentes, fazendo com que o sorriso fique harmônico. Em relação ao custo do tratamento, este pode ser relativo, pois a aplicação pode ser tanto em um único dente como na arcada por completo dependendo do caso.