Tempo de leitura: 2 minutos
Os problemas bucais podem nos atingir em qualquer momento da vida. Eles são causados, geralmente, pela falta de cuidado com a escovação, o não uso do fio dental e não realização de visitas regulares ao dentista. Contudo, existem cinco tipos de problemas que são considerados como mais comuns, de fácil detecção dentro dos consultórios. Você se arriscaria a dizer quais? Se não, veja a lista:
1) Cárie
É uma lesão provocada por bactérias que causam a deterioração do dente. É mais comum em crianças, embora possa atingir os adultos também. Se não for tratada, a cárie pode destruir o dente e evoluir para algo mais complexo, como o tratamento endodôntico, o popular tratamento de canal.
2) Mau hálito
O problema pode ser causado por má escovação; “boca seca”, ou seja, quando há pouca produção de saliva; feridas cirúrgicas na boca ou mesmo por conta de questões estomacais. Antes de partir para tratamentos paliativos, como gomas de mascar e antissépticos bucais, é importante procurar a orientação de um dentista para que ele identifique a origem e inicie o tratamento correto, atuando na causa do problema.
3) Placa bacteriana
É uma camada que se forma sobre os dentes quando não higienizados. É composta por células, bactérias e restos de alimentos. Por isso, é importante sempre realizar uma limpeza (profilaxia) na cavidade bucal, sendo indicada aquela feita no consultório odontológico . A placa bacteriana pode trazer problemas se não for combatida, como gengivite e periodontite.
4) Tártaro
Outra consequência da placa bacteriana não removida ou tratada, o tártaro, é ruim para a aparência – quando o dente fica amarelado -, e pior para a saúde do dente. O tártaro pode evoluir para doenças periodontais, que se não tratadas, podem resultar em problemas mais graves, como a perda de um dente, por exemplo.
5) Periodontite
Ao contrário da cárie e do mau hálito, a periodontite, uma infamação nos tecidos de suporte do dente, que pode atingir a base do dente, é mais difícil de ser identificada pelo paciente. Ela raramente dói e os sintomas são sutis. Se não tratada, pode gerar mobilidade e até mesmo a perda do dente. Vale lembrar que a periodontite ainda pode indicar outros problemas de saúde. Por isso, ao perceber que a gengiva está muito avermelhada e/ou com sangramento persistente, busque orientação profissional.